Por incompatibilidade de datas, a Universidade de São Paulo (USP) não usará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no vestibular 2011. Com o calendário definido desde o início deste ano, as datas de matrícula estão atreladas ao estabelecido. O Inep, órgão do Ministério da Educação, divulgará as notas do Enem em janeiro, período da segunda fase da Fuvest. O Enem tem avaliação marcada para os dias 6 e 7 de novembro. Além da USP, a Universidade de Campinas (Unicamp) também não usará a nota do Enem. Isso porque as universidades, ao lado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), definiram juntas as datas das provas.
Será o segundo processo seletivo seguido das universidades que o Enem ficará de fora. "Os resultados da primeira fase do vestibular serão divulgados no dia 20 de dezembro de 2010, a utilização das notas do Enem se torna inviável", disse a em nota a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
No caso da USP, os motivos são iguais. "Justamente por isso não dá para esperar a nota do Enem. Esperamos nos próximos vestibulares contar com a avaliação, muito respeitada por nós", disse o coordenador de Comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho. Para ele, a não utilização das notas prejudica os alunos, mas que a USP dá um bônus na primeira fase, de acordo com a pontuação, aos alunos oriundos de escolas públicas. A relação do Enem com a USP deslanchou aos poucos. Os resultados eram usados apenas na composição da nota da primeira fase. Mais recentemente, foram usadas pelo programa Inclusp para compor o bônus aos alunos de escolas públicas.
PREJUÍZO
Para a coordenadora pedagógica de uma escola/cursinho da Cidade, Linita Ribeiro Duarte Pessoa, a não utilização do Enem nos dois vestibulares pode prejudicar os estudantes: "Sem dúvida, de uma maneira geral, os vestibulandos vão sentir falta da nota. São universidades concorridas". Entretanto, Linita defendeu que o importante é o estudante se preparar para o vestibular sem pensar na pontuação do Enem. Mesmo porque as notas não valerão a ninguém".
www.atribuna.com.br
Alunos da Educafro,
Não desanimem, e continuem com os estudos !
Em breve, relação das Universidades que irão utilizar o ENEM para composição da nota.